FIM DAS OLIMPÍADAS: Os primeiros são os últimos

Em 2011, escrevi um artigo sobre os Jogos Panamericanos e detectei “a força esportiva de Cuba”. Analisando o resultado dos jogos olímpicos e aplicando a metodologia de relacionar o número de medalhas conquistadas de cada país, proporcionalmente à sua população, obtemos resultados interessantes.

Na tabela, classifica-se o país em relação ao número de habitantes por medalha de ouro. Então, vejamos:

Não coloquei na tabela outros países como Nova Zelândia, Jamaica, República Tcheca e Espanha que estão em melhor situação. Entretanto, o objetivo da matéria é mostrar que “se a aparência fosse igual à essência não haveria lugar para a ciência”. E também, revelar que países como Cuba e Coréia do Norte têm melhores colocações que as joias brilhantes da economia moderna, estando em posições melhores do que os EUA, a Alemanha, a França, a Itália, o Japão etc.

 Talvez, devamos resgatar a frase do nefasto ditador General Médici: “a economia vai bem, mas o povo vai mal”. Mesmo porque o Brasil ocupa posição vergonhosa no quadro de medalhas: uma de ouro para cada 65 milhões de habitantes. Isso revela o belo quadro social em que as elites brasileiras colocaram o povo brasileiro.

Vale repetir, bem fez o Presidente Lula e bem faz a Presidenta Dilma em investir em políticas públicas de fortalecimento da população de baixa renda.

Reitero aqui a afirmação do nosso maratonista olímpico, Joaquim Cruz, de que é necessária a prática de esportes nas escolas. Mas creio que não só isso. Defendo também a ideia de esportes nas empresas,  o que já faz Cuba. A ilha tem espaços poliesportivos nas escolas, nas empresas entre outros espaços.   Desse modo, apesar de encurralado pelo imperialismo, o povo cubano pratica esporte e obtém bons resultados nas competições internacionais. Não adianta enviar delegações de pequena elite para competir. Para obter resultados, as habilidades e o potencial popular precisam estar presentes. Nesse caso, as oportunidades e as circunstâncias devem privilegiar a prática de esporte de toda a população. Não podemos nos iludir, torcida não ganha campeonato!

** Foto: Agência Brasil — Sara Menezes: medalha de Ouro do Brasil

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um Comentário

Leia Também

Posts Relacionados