A Alfabetização é um Direito Universal e o Caminho para o Pleno Exercício da Cidadania

Neste 08 de Setembro, Dia Mundial da Alfabetização, aproveito essa oportunidade para destacar a importância do acesso a esse direito que precisa ser garantido a todos, sem exceção. Além disso, não há como falar em alfabetização sem citar Paulo Freire, nosso patrono da educação. Reconhecido mundialmente, ele dedicou grande parte da sua vida à alfabetização e à democratização da educação no Brasil. Chegou a espaços não alcançados pelo Estado, espaços estes habitados pela população mais pobre na sociedade brasileira.

Digo em alto e bom som: Paulo Freire é gigante! Desenvolveu uma metodologia de aprendizado que – mais que alfabetizar adultos – dá à pessoa a oportunidade de ler o mundo, como ele dizia. Não é por acaso que até hoje ele é citado em todo o mundo, nas mais importantes universidades, escolas e por renomados teóricos. Sem dúvidas, a alfabetização é o caminho para o pleno exercício da cidadania, ela proporciona dignidade à pessoa humana. 

Diante disso, como parlamentar e defensor exímio da educação, tenho proposto no legislativo paulista alguns projetos de lei voltados ao tema. Entre eles, cabe citar aqui o PL 280/2023 que versa sobre a expansão e a ampliação dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos  (Ciejas) na rede municipal de São Paulo.  

Para finalizar essa reflexão, deixo como sugestão de leitura a obra Educação como Prática da Liberdade, de Paulo Freire. E digo mais: Educação é tudo. Com casa, comida e roupa lavada!

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um Comentário

Leia Também

Posts Relacionados