Agenda na Secretaria Municipal de Educação

Reconhecimento do caráter educacional da capoeira nas escolas e dificuldades enfrentadas pelo projeto MOVA nos convênios com a pasta foram pautas da reunião

No dia 22 de agosto, terça-feira, o mandato esteve em reunião na Secretaria Municipal de Educação com o secretário-adjunto da pasta, Bruno Lopes, educadoras do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP) e alguns mestres de capoeira da cidade de São Paulo. No encontro, abordamos dois temas importantes para a educação na cidade de São Paulo.

Primeiro, falamos sobre a regulamentação da Lei 17.566/2021 que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira nas escolas municipais. Durante o diálogo, os mestres Valdenor, Anande e Zeca expuseram a urgência de que o dispositivo legal seja implantado nos espaços educacionais. Além disso, os professores Matias e Albano contribuíram grandemente com o debate e se colocaram à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre a proposta.

Depois, na segunda parte da reunião, as educadoras do Mova relataram os impasses enfrentados pelo projeto para dar continuidade aos convênios em parceria com a secretaria. Dentre os principais temas, a questão da alimentação e a dificuldade que os educandos têm em acessar o bilhete único gratuito.

De acordo com as representantes, a burocracia que a secretaria impõe trava a realização do trabalho de alfabetização lá na ponta, na comunidade, onde vivem as pessoas que mais precisam desse método de educação. O secretário, junto à sua equipe, informou que estará à disposição para auxiliar no que for preciso.

Diante disso, nosso mandato continuará acompanhando ambas as pautas. E, mais uma vez, reafirmo: Educação é tudo – com casa, comida e roupa lavada.

Você sabe o que faz a Secretaria Municipal de Educação?
Trata-se de um órgão público vinculado à Prefeitura de São Paulo responsável por gerir, no município, a educação infantil (creches e pré-escolas) e o ensino fundamental I (que compreende do 1o ao 5o escolar), incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial. Desse modo, é incumbido à secretaria acompanhar o desenvolvimento dos educandos, assegurando-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes condições necessárias para a progressão no trabalho e em estudos posteriores.
Saiba mais 

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um Comentário

Leia Também

Posts Relacionados