Em janeiro de 2011, apresentei a proposta de transformar o antigo Quartel Militar do Parque Dom Pedro (foto à esquerda) em um centro integrado de tratamento a dependentes químicos. Depois de um tempo, folheando o jornal O Estado de S. Paulo, encontrei a relação de vinte antigos hospitais que tinham sido fechados:

Clínica Charcot, Sacomã
Complexo Paulista, Jardins
Alvorada, Chácara Flora
Cristo Rei, Parque São Jorge
Evaldo Foz, Santo Amaro
Itatiaia, Lapa
Jaraguá, Moema
Santa Marina, Jabaquara
Modelo, Aclimação
N. Senhora da Conceição, Brás
Panamericano, Alto de Pinheiros
Santa Marta, Santo Amaro
São Leopoldo, Santo Amaro
São José, Imirim
Sorocabana, Lapa
Vasco da Gama, Belém
Maternidade SP, Consolação
Unimed, Vila Mariana
Unicor, Itaim – Bibi
Sendo assim, para além do antigo Quartel Militar do Parque Dom Pedro, unidades de Centro Integrado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua poderiam também ser implantados nestes hospitais abandonados. Dessa forma, seria fomentado nesses espaços um conjunto de ações articuladas para efetivamente trabalhar o apoio à população em situação de rua.
Nós precisamos trabalhar para acolher as pessoas em situação de rua.
Atendê-los nas questões de saúde; Desenvolver intensas atividades educativas para qualificá-los, requalificá-los para o trabalho e, ao mesmo tempo, transmitir conhecimentos necessários para o seu dia a dia; por meio de atividades culturais e esportivas, dar vazão às habilidades existentes nos atendidos são algumas das iniciativas que devemos implantar. Essas pessoas – em sua maioria – possuem imenso conhecimento e dons que estão oprimidos em seus íntimos.
Depois de nossa proposta ser divulgada, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o antigo quartel, depois de 25 anos fechado, será palco do museu da Polícia Militar. Não somos contra o museu proposto, entretanto, ele pode ser instituído em outros imóveis existentes na cidade.
No último 9 de julho, o jornal Estado de São Paulo repercutiu o fechamento do Cine Windsor. Conta a história da sala com capacidade para 1200 pessoas etc. Revela ainda outros cinemas fechados como o Cine Premier da Av. Rio Branco; Cine Espacial da Av. São João, 1465; Cine Atlas na Praça Júlio Mesquita,33; Cine Broadway, Rua Aurora,720; Cine Teatro Can Can, Rua Conselheiro Nébias, 197; Cine Rancho, Rua General Couto de Magalhães, 140. Acrescento o Cine Ipiranga, 786. Na verdade, em cada região da cidade tem um cinema fechado.
Pois bem, toda essa estrutura cultural e de entretenimento pode ser resgatada, transformada em museus com casas de eventos culturais, de acordo com o tema do museu.
Como exemplo, poderíamos então ter nesses espaços:
1) O Museu do circo, acolhendo o Circo Escola Piolim;
2) O Museu do índio, com eventos indígenas;
3) O museu da história do afrodescendente, com seus respectivos eventos;
4) O Museu dos sem-teto, o registro da história das lutas por moradia, com casa de cultura, saraus – atividades que já são realizados nos espaços dos sem teto;
5) Museu da história dos trabalhadores da cidade;
6) Museu com registros históricos do povo africano, árabe, judeu, coreano, japonês, chinês e latinos. Casas que acolheriam, registrariam e contariam a história da diversidade étnica e cultural da cidade de São Paulo.
Diante disso, podemos inferir que a administração pública não está obedecendo ao princípio da eficiência, como determina o art. 37 de nossa Constituição Federal. Essa cláusula poderia aproveitar, por exemplo, as unidades de cinemas que estão fechadas e colocá-las a serviço das carências sociais e culturais da cidade, seguindo o exemplo do antigo Cine Olido da Av. São João, que passou por uma grande transformação para atender a população. Reforço essa ideia citando aqui o princípio magistralmente expresso por São Tomás de Aquino:
“Quando a necessidade é premente, os bens são comuns“.
Vale lembrar que cabe ao poder público assegurar e tutelar o direito das pessoas. Assim, estaremos caminhando rumo ao quebem pontuou Rosa Luxemburgo apontou: por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.