EDUCAÇÃO É TUDO: COM CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA

Fala-se muito sobre a educação. Realmente a escola é um patamar básico para o desenvolvimento da sociedade. No Brasil, a escola anda mal das pernas. Só em São Paulo, são perto de 200 mil crianças sem creche. No Brasil são mais de um milhão de crianças fora das creches. Encontram-se milhares de crianças fora do ensino fundamental. Alunos com distorção de idade adequados à série. Poucos concluem o ensino fundamental e ingressam no ensino médio. Menos ainda vão para as universidades. O analfabetismo funcional permeia as escolas. A rede escolar é precária: não tem biblioteca ou a tem, mas sem bibliotecário. Não tem informática ou tem, mas sem o instrutor. Entretanto, encontram-se muitas escolas de excelente qualidade. O governo federal tem feito imensos esforços para melhorar nosso ensino: tem ampliado o número de universidades e criado oportunidades para as pessoas de menor renda ingressar no ensino superior; também tem estimulado o ensino técnico e apoiado a ampliação da rede básica de ensino de responsabilidade dos municípios e estados. Entretanto, as dificuldades que envolvem a educação no Brasil, não decorrem somente das deficiências da rede escolar. Decorrem, principalmente, das circunstâncias que envolvem a vida dos educandos.

Se um aluno mora precariamente, não possuiu espaço em casa para estudar, não tem livros, informática, se alimenta mal, se veste precariamente, não tem a saúde cuidada entre outros infortúnios, certamente não irá bem na escola. Por isso, acrescentamos um antigo dito popular ao EDUCAÇÃO É TUDO: COM CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA.

Precisamos estimular a implantação de políticas públicas integradas de educação, saúde, moradia, cultura, esporte e de apoio às condições materiais das famílias de menor renda a fim de criar o ambiente e as circunstâncias necessárias para o desenvolvimento integral dos educandos.

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