NOS ÚLTIMOS ANOS, CAIU O NÚMERO DE POBRES NO BRASIL

Gráfico publicado no Jornal O Estado de S. Paulo nos meses de março, abril e maio de 2011

Analisando a realidade da cidade de São Paulo,  para fundamentar a proposta de criação de um Fundo Municipal de Erradicação e Combate a Pobreza encontrei estatísticas otimistas sobre o governo Lula.

O gráfico ao lado revela que o número de pobres caiu de 28 milhões em 2003 para 12 milhões em 2010, ou seja, reduziu mais da metade do percentual.

Este outro gráfico traz uma análise do Governo de Fernando Henrique, do Governo Lula e agora de um ano da Presidenta Dilma Rousseff.

 Enquanto a inflação subiu 215,54% entre 2000 e 2012, o salário mínimo foi corrigido em 457,11%, uma ótima recuperação! A tendência de queda do salário ocorria desde 1964, sempre perdendo o poder de compra.

No entanto,  vale observar que o governo Lula interrompeu a tendência histórica de queda do salário mínimo ao mudar a rota do país, iniciando assim sua recuperação econômica e social.

 Antes do governo Lula, para qualquer crise econômica que aparecia, o caminho era  bloquear a correção dos salários, congelar a previdência social, diminuir recursos dos programas sociais entre outras medidas que impactavam diretamente na via dos pobres. Lula representou o fim desse ciclo, ele passou a tratar os programas sociais como investimentos e não meros gastos.

Sem dúvidas, essa política tem melhorado a vida de muita gente. Devemos observar que a Presidenta Dilma tem assegurado a continuidade dessas medidas e tem trabalhado para melhorá-las, ainda mais. Enquanto a inflação do período atingiu 6,5, o salário mínimo de 2012 foi corrigido em 14,01%, sem contar os  muitos avanços nos investimentos sociais.

Salve Lula, Viva Dilma!

Compartilhe nas suas redes:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um Comentário

Leia Também

Posts Relacionados